terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lombo suíno ao molho de frutas vermelhas

Essa receita fiz esse fim de semana para eu e meu marido comermos. O molho, eu peguei a receita do site: http://www.frigideiras.com/ , mas fiz algumas adaptações...Achei q teria de diminuir a quantidade de frutas, pois o prato era somente pra 2 pessoas, mas o problema é q eu não tinha essas frutas em casa, e não tive tempo de comprá-las, mas tinha geléia de frutas vermelhas. É lógico q fica diferente, não fica igual, mas ficou mto delicioso, pois não adicionei o açúcar mascavo como diz na receita original...então o sabor ficou bem equilibrado. Além disso a geléia é de boa qualidade e tinha pedaços inteiros de frutas no meio, então dava pra sentir a textura do molho de uma forma bem legal. Mas enfim, o q importa é q ficou ótimo! Quisera eu ter feito td certinho...mas nem sempre temos todos os ingredientes, então temos q improvisar!! Segue a receita do lombo e a recita original do molho de frutas vermelhas. Ah...a foto embaixo, é do lombo q eu fiz, vejam q lindo!

FILÉ DE LOMBO SUÍNO AO MOLHO DE FRUTAS VERMELHAS:

INGREDIENTES:
-1 PEÇA PEQUENA DE LOMBO SUÍNO LIMPO CORTADA EM FILÉS
- ALHO, SAL, PIMENTA-DO-REINO E ALECRIM A GOSTO PARA TEMPERAR O LOMBO
Frite os filés com um pouco de óleo, em fogo alto, (o óleo deve estar bem quente) em uma frigideira anti-aderente. Dê uma selada nos dois lados dos filés, deixando-os crocantes e dourados por fora, e macios por dentro.

MOLHO DE FRUTAS VERMELHAS:

Ingredientes Para o molho:

½ cebola picada
150 gramas de framboesa ou mirtilo (fresco ou congelado)
200 gramas de amora (fresca ou congelada)
300 gramas de morangos frescos
Açúcar mascavo a gosto, suficiente para corrigir a acidez
200 ml de vinho branco seco de boa qualidade
01 colher de sopa de creme de leite fresco
Caldo de legumes (o quanto basta)
Sal
Pimenta-do-reino


Preparo do molho:

Numa panela, adicionar a cebola e o vinho branco. Deixar reduzir. Adicionar o caldo, açúcar e frutas. Deixar reduzir a 1/3. Acrescentar o creme de leite e deixar engrossar. Temperar a gosto.

  • Feito isso é só despejar o molho por cima da carne e apreciar, acompanha com um bom arroz branco, um purê de batatas e uma salada fresquinha.

SALMÃO GRATINADO COM AMÊNDOAS E CHAMPIGNONS

Essa receita fui eu mesma quem criou, e ficou ótima! Olha só...

SALMÃO GRATINADO COM AMÊNDOAS E CHAMPIGNONS:

INGREDIENTES:
- 2 FILÉS DE SALMÃO
-1 VIDRO PEQUENO DE CHAMPIGNONGS FATIADOS EM CONSERVA
- 150 g DE LASCAS DE AMÊNDOAS
- ½ COPO DE REQUEIJÃO para o molho
- 1 CAIXINHA DE CREME DE LEITE para o molho
- SAL, ALHO E PIMENTA À GOSTO PARA TEMPERAR
- ½ Limão
- ½ copo de vinho branco seco de mesa

MOLHO:
Misture o requeijão com o creme de leite e bata com um garfo, até ficar um creme bem homogêneo. Adicione as fatias de champignons e amêndoas.

PREPARO:
Numa fôrma untada com um pouco de azeite de oliva, disponha os filés de salmão. Faça pequenos cortes na carne e tempere os filés com sal, pimenta-do-reino, alho e limão (a gosto), deixe marinar por meia hora e adicione o vinho branco. Cubra a fôrma com papel alumínio e deixe os filés assarem em 200°C por no mín. 40 mín., até que estejam bem cozidos. Depois de cozidos, retire o papel alumínio e despeje o molho cremoso em cima dos filés. Coloque-os para gratinar em fogo alto, na opção “gratinar” do forno (com o fogo só na parte de cima do forno) até dourar. Sirva com um arroz branco e salada.


Medalhões de Mignon ao molho Mostarda

Essa é uma receita "requintada", porém hoje em dia já está tornando-se mais comum na mesa do brasileiro. É um prato q eu fiz já faz um tempo, peguei de um site da internet do qual não me lembro agora mais...mas enfim, é ótima!! Todos aqui em casa amaram! Segue a receita:

Medalhões de Filé Mignon ao Molho Mostarda:

Ingredientes (Carne):
1 peça grande de Filé mignon (de 1 a 2kg) – para mais ou menos 6 a 8 pessoas, ou 2 medalhões grandes por pessoa já cortados.
Sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo da carne:
Corte a peça em vários medalhões, na grossura de mais ou menos 2 dedos (cada medalhão) e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.
Frite os medalhões (um a um) em uma frigideira de teflon com pouco óleo bem quente, dando apenas uma “selada” na carne, de maneira que ela fique dourada e crocante por fora, mas úmida, macia e levemente rosada por dentro. Depois coloque o molho de mostarda por cima e sirva quente.
Molho Mostarda:
Ingredientes:
1 col. sopa de alho moído
1 col sopa de manteiga com sal
1 col sopa de azeite de oliva
3 col sopa de mostarda tipo Dijon
1 cx de creme de leite
Sal a gosto
Preparo do Molho:
Derreta a manteiga no fogo baixo e junte o azeite, refogue o alho até começar a dourar e adicione a mostarda, refogue e depois junte o creme de leite e acerte o sal. Derrame o molho sobre os medalhões recém-grelhados e sirva-os quentes imediatamente. Bom apetite!

Receita de Batatas Douradas

Essa receita é ótima, uma verdadeira delícia de acompanhamento! Vai bem com qualquer tipo de carne (vermelha ou branca). Vi meu tio Mauro, marido da minha tia Dete, fazendo na casa dele (ele é um ótimo cozinheiro!!), então achei interessante e resolvi fazer em casa. Mas ele faz sem o queijo parmesão, eu resolvi colocar o queijo e testar pra ver como fica...e deu um toque todo especial, além de ficar bem crocante! Bon apétit!


BATATAS DOURADAS:

INGREDIENTES:
- 3 a 4 batatas do tipo branca médias
- Azeite de oliva
- Manteiga sem sal
- Orégano
- Queijo ralado tipo parmesão (ralado grosso) de boa qualidade
- Sal a gosto

Preparo:
Descasque as batatas e corte-as ao meio, então cozinhe as batatas durante 10 min de fervura na pressão, depois pegue uma fôrma untada com azeite de oliva e coloque as batatas viradas com a parte redonda para cima. Salpique com um pouco de sal, depois passe um pouco de manteiga com a ajuda de um garfo ou uma colher em cima das batatas para que a manteiga derreta com a batata ainda quente. O próximo passo é salpicar um pouco de queijo ralado em cada pedaço de batata e por último o orégano.
Leve ao forno alto (+ou- 250°C) no modo “Gratinar” por cerca de 20 a 30 min e observe sempre se as batatas estão dourando. Assim que começarem a dourar e ficarem crocantes por fora, retire-as do forno e sirva-as bem quente.