sábado, 9 de julho de 2011

Receita de Risotto de Funghi Secchi

Oi gente! Finalmente vou postar uma receitinha pra vcs...Essa é uma receita muito saborosa, e é ótima para o friozinho do inverno! É diferente mas que ao mesmo tempo está se tornando mais comum na mesa dos brasileiros, parece requintada e super difícil de fazer, mas é bem simples! É o Risotto Italiano de Funghi Secchi. Resolvi postá-lo pq é uma das poucas receitas das quais eu  já testei  que tenho foto aqui em casa, é que às vezes esqueço de tirar fotos...Mas enfim, essa receita eu vi no Programa "Estrelas", na Globo. A Angélica estava entrevistando alguém famoso...não sei bem quem, eu acho que era o Chiquinho Escarpa, então ele fez esse risotto. Acompanha bem com uma carne, batatas assadas e uma saladinha. E um bom vinho tinto seco, é claro! Vocês podem conferir no site do Programa também http://www.estrelas.globo.com/ , deve ter lá a receita.Garanto que vai fazer sucesso, sempre faço aqui em casa e todos adoram! Bom, espero que gostem... a receita é essa:

Risotto de Funghi Secchi
Ingredientes:
2 col. de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho moídos
½ cebola branca picadinha
2 folhas de louro
Arroz arbóreo (1 “mão” cheia de arroz por pessoa”)
 Uma pitada de Pimenta do Reino, noz moscada, páprica doce e sal a gosto.
½ xíc. de vinho tinto seco de mesa
150 g de cogumelos tipo Funghi Secchi
100 g de queijo parmesão ralado grosso na hora (de boa qualidade!)
1 tablete de caldo de carne dissolvido em uma xíc. de chá de água fervida

Preparo:
Lave os cogumelos e pique-os em pequenos pedaços, depois coloque-os de molho em água fervente por 15 min para amolecer, e reserve. Refogue o alho, a cebola e o louro no azeite em fogo médio até dourar e soltar o aroma, depois junte o arroz, refogue...e junte o vinho. Deixe ferver um pouco e junte o caldo de carne dissolvido na água. Adicione os cogumelos com a água, e salpique os temperos, deixando ferver até o arroz começar a cozinhar e secar. Vá sempre prestando atenção no ponto de cozimento do arroz (ele deve ficar AL DENTE!!). Quando o arroz estiver al dente e começando a secar, mas ainda úmido, desligue o fogo e adicione o queijo parmesão. Mexa bem devagar, para derreter o queijo e sirva assim, bem quente, e imediatamente! O risotto deve estar úmido, cremoso e brilhante, mas com o arroz AL DENTE, sempre!!

Bom apetite!!

2 comentários:

  1. Gente desculpem a foto, sei q o prato não tá com uma apresentação mto legal, mas é q quem tirou a foto não era profissional...rsrs!! Além disso minhas panelas aqui em casa, são um pouco antigas...mas o q vale é a intenção!

    Valeu!
    Até mais...

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá filha!
    Amei seu blog, agora qdo a mamy precisar de uma receita deliciosa já sei onde encontrar... beijinho, te amo e, parabéns!!

    ResponderExcluir